quinta-feira, 4 de março de 2010

RELATÓRIO OFICINA 1 E 2 - PRIMEIRA ETAPA

A apresentação do GESTAR II para professores municipais de Tupanciretã das áreas de Linguagem e Ciências (Físicas, Biológicas e Exatas) ocorreu dia 20 de maio, no Centro Cultural “Dr. José Mariano de Freitas Beck”. A abertura foi feita pelo prefeito municipal, Luiz Adolfo Bittencourt Dias, seguindo-se as boas-vindas pela coordenadora do programa no município e representante da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Édina Ceolin Ghisleni (secretária adjunta).
O programa foi apresentado pelas formadoras Adriana Markus Nicoletti (Matemática) e Potira Dutra (Língua Portuguesa), com auxílio das monitoras Ana Maria Simões Genro (Matemática) e Márcia Moreira (Língua Portuguesa). As formadoras, após uma mensagem inicial de acolhida para as educadoras, esclareceram sobre os objetivos do Programa, as atribuições de cada participante do processo, como funcionará o GESTAR II no município, entregando cronograma e resolvendo dúvidas que foram surgindo. Foi distribuído material, verificado quantos exemplares precisavam ainda ser adquiridos, observada a estrutura dos cadernos (TPs e AAAs), e esclarecido acerca do sistema de avaliação do GESTAR II.
As educadoras efetivaram suas inscrições e partiram para a realização da primeira oficina do Programa GESTAR II; a atividade consistiu na formação de grupos (4 grupos de cada área envolvida) para o preenchimento de um questionário que levantou questões de esclarecimento sobre o programa, sobre a compreensão sobre a formação do educador e a formação continuada em serviço. Foi solicitado que cada grupo, após discutir e preencher o questionário, organizasse suas questões em papel pardo e apresentassem para os demais, expondo seus pontos de vista e inquietações. Discutiu-se todas as questões, os participantes chegaram a denominadores comuns e a encaminhamentos teórico-práticos a respeito, e então foram expostas as questões a serem trazidas para o encontro seguinte. Ao final, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Dalila Batista Nonnenmacher, se pronunciou valorizando a importância da capacitação continuada e da essência que se retoma quando se participa de cursos específicos de área. Segundo Dalila, “cabe-nos capacitar os professores, oferecer-lhes suporte e qualificação para que realmente aconteça a aprendizagem e reflita em uma sociedade melhor”.




RELATÓRIO DA OFICINA 2 - PRIMEIRA ETAPA


Foi realizada as atividades 1, 2 e 3 da Sessão Coletiva 1 do TP 1, cálculo do IMC, sem a utilização da calculadora para realizar os mesmos. A atividade envolve vários conteúdos como: leitura,interpretação de textos,tabelas,resolução de cálculos, aplicação de fórmulas entre outros, bem como atividades interdisciplinares.
















A oficina foi motivadora, o envolvimento na resolução das atividades e entusiasmo em participar de um Curso de Formação Continuada em Serviço, curso este já esperado pelas professores da rede municipal. A atividade 1 e 2, da Seção 1 Integrando a matemática ao mundo real: estudando proporcionalidade na alimentação dos animais , do TP 1 , ficou como tarefa a ser aplicados com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário