O que é bidimensional e tridimensional em um desenho?
Um desenho, por ser realizado numa superfície plana, é totalmente bidimensional.
A tridimensionalidade que o desenhista expresso é produto de séculos de convenção e sedimentação do conceito de linhas de ponto de fuga. Por ser a representação pictórica uma conseqüência da assimilação de convenções culturais, é possível brincar com as leis que todos aceitam. Fazem isto os fotógrafos escolhendo ângulos inusitados para os seus planos de profundidade e o fazem os desenhistas e pintores rompendo as tradições renascentistas ao brincar com a noção de profundidade.
A sugestão espacial sobre a superfície pode ir tão longe que sobre um plano são sugeridos mundos que não podem existir em três dimensões. A imagem aparece como projeção de um objeto tridimensional sobre uma superfície, porém, é uma figura que não poderia existir no espaço
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O que torna uma figura tridimensional?
Uma figura que tem ou parece ter altura, largura e profundidade é tridimensional (ou 3-D).
Na seqüência desenvolveu-se a atividade 9, em que as cursistas tiveram dificuldade e fazer os cálculos muitas tentaram lembrar fórmulas, não conseguiram no primeiro momento relacionar conceitos já formados, mas formaram hipóteses , testaram justificando e argumentando as possíveis soluções e em grupo conseguiram formar conceitos, nesta atividade percebi as habilidades e competências de minhas cursistas .
Lembrete – Poliedros regulares Dizemos que um poliedro é regular se:- suas faces forem polígonos regulares congruentes;- seus ângulos sólidos, determinados pelo encontro das faces em um vértice, forem congruentes.
Resulta daí que, em um poliedro regular:
- em cada vértice do poliedro encontra-se um mesmo número de faces;
- as arestas são congruentes;
- os ângulos das faces são congruentes.
- em cada vértice do poliedro encontra-se um mesmo número de faces;
- as arestas são congruentes;
- os ângulos das faces são congruentes.
Realizou-se as atividades 10,11 e 12 do TP3, seguindo os passos sugeridos, investigando e construindo os possíveis poliedros regulares, comentando as propriedades de cada uns, logo após as cursistas apresentaram e justificaram as construções.
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