domingo, 7 de março de 2010

RELATÓRIO OFICINA 9 - PRIMEIRA ETAPA

Iniciou-se a oficina com uma troca de informações sobre as dimensões de objetos, após foi apresentado os slides preparados com o objetivo de formar conceitos, tendo com título,


O que é bidimensional e tridimensional em um desenho?

Um desenho, por ser realizado numa superfície plana, é totalmente bidimensional.

A tridimensionalidade que o desenhista expresso é produto de séculos de convenção e sedimentação do conceito de linhas de ponto de fuga. Por ser a representação pictórica uma conseqüência da assimilação de convenções culturais, é possível brincar com as leis que todos aceitam. Fazem isto os fotógrafos escolhendo ângulos inusitados para os seus planos de profundidade e o fazem os desenhistas e pintores rompendo as tradições renascentistas ao brincar com a noção de profundidade.





A sugestão espacial sobre a superfície pode ir tão longe que sobre um plano são sugeridos mundos que não podem existir em três dimensões. A imagem aparece como projeção de um objeto tridimensional sobre uma superfície, porém, é uma figura que não poderia existir no espaço
http://informatica.hsw.uol.com.br/graficos-3d3.htm© 1998-2009 HSW International, Inc.

O que torna uma figura tridimensional?

Uma figura que tem ou parece ter altura, largura e profundidade é tridimensional (ou 3-D).
Uma figura que possui altura e largura mas não possui profundidade é bidimensional (ou 2-D).











Na seqüência desenvolveu-se a atividade 9, em que as cursistas tiveram dificuldade e fazer os cálculos muitas tentaram lembrar fórmulas, não conseguiram no primeiro momento relacionar conceitos já formados, mas formaram hipóteses , testaram justificando e argumentando as possíveis soluções e em grupo conseguiram formar conceitos, nesta atividade percebi as habilidades e competências de minhas cursistas .






































Lembrete – Poliedros regulares Dizemos que um poliedro é regular se:- suas faces forem polígonos regulares congruentes;- seus ângulos sólidos, determinados pelo encontro das faces em um vértice, forem congruentes.

Resulta daí que, em um poliedro regular:
- em cada vértice do poliedro encontra-se um mesmo número de faces;
- as arestas são congruentes;
- os ângulos das faces são congruentes.
Realizou-se as atividades 10,11 e 12 do TP3, seguindo os passos sugeridos, investigando e construindo os possíveis poliedros regulares, comentando as propriedades de cada uns, logo após as cursistas apresentaram e justificaram as construções.

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