quinta-feira, 4 de março de 2010

RELATÓRIO OFICINA 5 - PRIMEIRA ETAPA

No início da oficina as cursistas receberam os mapas conceituais que desenvolveram no encontro anterior, para que fossem retomados os conceitos e objetivos de trabalhar-se com conteúdos em rede , ou seja , que na construção dos mesmos houvem elo, logo após a retomada dos mesmos, reelaboraram novos mapas conceituais significativos e com objetivos claros.


Trabalhou-se Unidade 6 – Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre esportes – Tratamento de informação, números inteiros e medidas, TP 2, as atividades 5 e 6; a fim de desenvolver o conceito de multiplicação e divisão de números inteiros na reta numérica. A maioria das cursistas tiveram dificuldades na compreensão e aplicação de conceitos matemáticas com relação a operações com os números inteiros,pois as mesmas estão habituadas a seguir livros didáticos que aplicam diretamente as regras sem contextualização.
Na seqüência da oficina a formadora da disciplina de Língua Portuguesa, professora Potira Dutra, participou como palestrante sobre a introdução e metodologia a ser utilizada na elaboração do projeto pedagógico GESTAR II, o qual deverá ser elaborado integrando as disciplinas de matemática e língua portuguesa durante o ano de 2009, paralelo a realização das oficinas e plantões do mesmo, para ser implantado em 2010 nas escolas municipais. Ocorreu um debate sobre o tema, preocupações e anseios por parte das cursistas quando perceberam que deveriam montar o projeto GESTAR II e, ainda desenvolve-lo em 2010 com objetivo de melhorar a aprendizagem desenvolvendo habilidades e competências nos alunos, nas referidas disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário