domingo, 7 de março de 2010

RELATÓRIO OFICINA 3 - SEGUNDA ETAPA

Foi organizada uma Avaliação Diagnóstica de Matemática com 15 questões, onde houve uma preocupação de envolver vários níveis de dificuldades contemplando os conteúdos previstos para a 5ª série. O objetivo foi de ter uma amostra das competências e habilidades dos referidos alunos, bem como a falta de conceitos formados.
Solicitou-se em encontro anterior que aplicassem a avaliação diagnóstica aos alunos de 5º séries das escolas municipais a qual a cursista faz parte com o objetivo de avaliar o desempenho na resolução de situações problemas envolvendo conteúdos programáticos da série e que representassem tais resultados através de tabela e gráfico de colunas.




Cada cursista com sua tarefa já elaborada em casa, relataram as demais, os resultados obtidos em sua turma, reunidas em dois grupos : grupo A Competências e grupo B Lacunas, retabularam, construíram gráficos e registraram em um parágrafo as conclusões que chegaram após o desenvolvimento da pesquisa.


















RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA 5ª SÉRIE DE 11 ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPANTES DO GESTAR II DE MATEMÁTICA
A mesma , foi aplicada em 11 turmas ,totalizando 169 alunos das 5ª séries do Ensino Fundamental das escolas municipais, na média de 16 alunos por turma ,onde detectou-se que 7 das 15 questões os alunos tiveram aproveitamento positivo representando assim 40 % e 9 das 15 questões avaliadas tiveram aproveitamento negativo representando assim 60 % do total das questões.
Ao avaliar os erros cometidos, constatamos que as dificuldades referem-se a números decimais, seqüências numéricas, sistema de medidas e geometria plana e espacial. A lacuna deve-se a falta de leitura, interpretação, analise e cálculos, além do despreparo relacionado aos conteúdos já estudados nas séries anteriores.Segundo as cursistas, os alunos realizaram a prova rapidamente, sem que fosse possível uma leitura e interpretação adequada das questões propostas o que entendemos que seja um dos fatores que contribuiu para o baixo desempenho de alguns alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário