terça-feira, 9 de março de 2010

RELATÓRIO OFICINA 8 - SEGUNDA ETAPA

Estudo do TP 5 ,Unidade 17, 18, 19 e 20
•Diversidade Cultural e Meio Ambiente: De Estratégias de Contagem às Propriedades Geométricas
No início da oficina desenvolveu-se as atividades propostas no Caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem referente à Unidade 17,sobre as formas sistemáticas de contagem,explorando os métodos e o princípio fundamental de contagem e o raciocínio combinatório,priorizando a utilização da tabela como uma outra forma de representação do princípio multiplicativo.


Esta atividade foi importante para as cursistas rever conceitos e representações do princípio multiplicativo e combinatório pré-requisito necessário a ser desenvolvido no ensino fundamental.







Números Primos
•Números primos são aqueles diferentes de 1 e que só são divisíveis por si mesmo e por 1
• Números primos são aqueles que têm exatamente dois divisores.
Primo, do latim, primeiro.


•Como encontrar os números primos? Basta relacionar os naturais, tirar primeiro o 1 e, em seguida, os múltiplos de 2,3,5 etc. maiores do que eles.

• Eratósthenes, há mais de 2000 anos, fez o seu “crivo” para eliminar os números que não são primos ( o 1 e os compostos).

•Faça o “crivo de Eratósthenes” e liste os números primos de 1 a 200 :
• Risque o 1, já que ele não é primo. Faça um círculo em volta do 2 ( o menor primo ), pois ele fica, vá riscando, de dois em dois. O primeiro número não riscado é o 3, logo é primo. Risque os múltiplos de 3. O próximo não riscado é o 5, logo é primo. Continue o processo, até esgotar.

As cursistas adoraram esta atividade para ser aplicada a seus alunos, por ser ela prática e que revisa números múltiplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário