terça-feira, 9 de março de 2010

RELATÓRIO OFICINA 7 - SEGUNDA ETAPA


Unidade 15 Água – da hipótese de Tales a um problema no mundo atual- Teorema de Tales, semelhança de triângulos, previsão de eclipses e determinação de distâncias inacessíveis.
Este momento é destinado à realização de uma atividade prática de determinação de altura de uma construção,como neste dia o tempo estava nublado não possibilitando a realização da mesma, ficando esta para ser aplicada com os alunos das cursistas, pois este é um ponto dos mais interessantes relacionados a triângulos semelhantes
Articulando o Teorema de Tales com triângulos semelhantes
O tema central da Unidade 16 é muito atual e relevante: as dificuldades enfrentadas no trânsito e no dia-a-dia pelos deficientes físicos.

Teorema de Tales Unidade 16 Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre o trânsito inclusivo

Conduz a uma observação, em detalhes, sobre a adaptação ou não da escola visando a inclusão desses deficientes. Define o que é, neste contexto, acessibilidade – a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edifícios, espaço, mobiliário e equipamento urbano. Garantir a acessibilidade é um dever político e social.
É possível relacionar Matemática a esses aspectos,pois a Matemática pode contribuir para o planejamento das mudanças arquitetônicas a serem feitas nos ambientes, visando essa acessibilidade. Espaços de locomoção exigem rampas, dimensões e ângulos adequados, e, nisso tudo, entram cálculos matemáticos. Em particular, o teorema de Pitágoras e funções trigonométricas são importantes nesses.

Atividade 1:
Para perceber alguns fatos a serem discutidos, comece a pensar e anotar se existem ou não, em sua escola,elementos como: rampas e pisos antiderrapantes,corrimões,portas largas para acesso a cadeiras de rodas etc.
Apresentação dos Jogos elaborados na Oficina 16

Articulando conhecimentos ... Você cursista deve elaborar um plano de aula a ser trabalhado com seus alunos, contendo os temas da oficina de hoje conforme a proposta do Gestar II de Matemática,registre e organize contendo fotos ou vídeos para posteriormente ser utilizado em seu blog
Atividade desenvolvida pela professora cursista Josiane Basso, da EMEF Felix da Cunha, aplicação de Teorema de Tales

Nenhum comentário:

Postar um comentário