quarta-feira, 10 de março de 2010

RELATÓRIO OFICINA 9 - SEGUNDA ETAPA

Inicio-se a oficina com as cursistas formando grupos por séries das avaliações diagnósticas da 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental , aplicadas aos alunos, para fazer uma auto avaliação do desempenho dos alunos na realização e desenvolvimento das questões, em que ficou clara a dificuldade de resolução de problemas que envolve geometria e a ausência desse tipo de questões no planejamento dos professores e nas avaliações, não só em profissionais das séries finais como também nas séries iniciais.
Debateu-se sobre essas dificuldades, surgindo sugestões de que o educador utilizando em sala de aula questões criativas que simulem situações problemas do cotidiano, possa a vir a motivá-los a aprender para si esse conhecimento percebendo-o util e significativo e ainda com o objetivo de sanar as mesma faz-se-a importante trabalhar a lógica do erro, questionando-os e deixando -os pensar para responder.


Preparando as cursistas para Unidade 21 do TP 6 realizou-se a seguinte atividade:
  1. Divida em 3 partes uma folha de ofício sem usar tesoura, régua...
  2. Escreva em uma tira de folha de ofício o seu nome de modo que cada letra fique em uma parte que você dividiu sua tira;
  3. Descobrir que parte do todo equivale uma letra do seu nome, duas letras, e assim por diante;
  4. Formar grupos que as frações das partes do nome sejam iguais;
  5. Fazer comparativos formando grupos de :
    Frações idênticas;
    Frações equivalentes;
    Tipos de frações;
    Operações com as frações
    Esta mesma atividade pode ser utilizada quando trabalhar porcentagem
Na sequência trabalhou-se a UNIDADE 21 – TP6 - A Álgebra como ferramenta humana Frações e Frações Algébricas, com o objetivo de comprovar a necessidade de recursos algébricos para resolver situações do mundo físico-social,conhecer e produzir situações para exploração do método algébrico e do método de inversão,aprofundar a comprensão do símbolo algébrico, aprendendo a ler e a interpretar por meio destes, permitindo que o aluno busque conhecimentos prévios e elabore hipóteses e soluções próprias na resolução de problemas artméticos.
As cursistas durante a resolução das atividades mensionadas comentavam sobre a importancia do estar alfabetizado matemáticamente.
Obtivemos dificuldade em utilizar o método de inversão na atividade abaixo:
Atividade 2:
Diga-me, formosa jovem de olhos radiantes, se você entende o método da inversão, qual é o número que multiplicado por 4, aumentado em 3/4 desse total, dividido por 7, diminuído por 1/2 do quociente, multiplicado por 10, diminuído em 11, extraindo-se a raiz quadrada, somando 7 e dividindo por 10, dá 1 como resultado?

O resultado foi 1
( √ (5x – 11) + 7) : 10 = 1
√ (5x – 11) + 7 =10
√ (5x – 11) = 3
(√ (5x – 11) ) ² = 3²
5x - 11 = 9
5x = 20
X= 4

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